24 de jan. de 2009

O que é filosofia?

Essa pergunta me era comumente feita durante os cursos pré-vestibular pelos outros estudantes. Não é de se admirar o espanto de todos os outros ao descobrirem que o curso que eu pretendia prestar o vestibular era um que, segundo eles, não junta lucros e não tem função na sociedade. Simplesmente, pra que serve a filosofia? Eu ser filósofo significaria, para os desinformados, que eu deva passar fome pro resto da minha vida, enquanto uma pessoa que faça qualquer forma de engenharia esteja prometida a trabalhar muito lucrativamente, na maioria das vezes como uma aprovada em concurso público. Essas pessoas se esquecem do porque surgiu a sua ciência, quando, como.

Caso não fosse o questionamento filosófico, o inconformismo com as atuais respostas deste e daquele tempo, ninguém procurária entender o por quê de todas as coisas. Imaginem o mundo hoje sem a química de Leucipo, a matemática caso não houvesse Pitágoras ou Tales de Mileto, estes dois últimos tidos apenas como matemáticos, mas esquecem que eram filósofos reconhecidos. Não estranhamos hoje que tanta gente não saiba sobre filosofia grega estudada e práticada por nós, quando entramos em livrarias e procuramos nas seções específicas desse estudo, encontramos livros sobre Thai Chi, budismo, espiritismo, não observando que talvez no fundo da prateleira encontra-se um ou dois livros sobre a filosofia a qual estudamos no ocidente.

A explicação pelo mito foi sempre a mais aceita pelos povos, pois o mito eram deuses ou deus. Alguém laico passa a questionar essa responta e procura a sua própria sobre, por exemplo, a origem. Mas a explicação do homem não tem a força da explicação de Deus, necessitando de uma prova. As respostas filosóficas só conseguem uma prova a partir de outra resposta filosófica, influenciando para seu próprio avanço rápidamente. Os sabios filósofos, são tidos hoje como simples sábios, que não tem nada a adicionar ao nosso dia a dia, mas esquecem-se do como o mundo ocidental avançou muito mais rápidamente que o orental. Elaborou teorias físicas, biológicas, psicológicas, políticas, econômicas, entre muitas outras. Tudo isso relacionado com o tipo de pensar do ocidente, ou seja, a filosofia.

Conformismo é sinônimo de estagnação. Com o questionamento filosófico existe a eterna possibilidade da mudança.

10 comentários:

Anônimo disse...

Filósofos... Grandes homens sábios, pequeno reconhecimento!

Isso há de mudar.

Se todo mundo pensasse como voçe o mundo se reciclaria e passaria a viver de forma mais sadía.

Anônimo disse...

Vai mais azeitona periquito?

sobralzinha disse...

pra q serve mesmo filosofia???
heuehueheuheueheuh..

a questao é .. o q vc vai fazer com a filosofia??

ja mata =***

Periquito8 disse...

eu pretendo, agora, seguir para o rumo da pesquisa. Conseguir até um pós-doutorado. Acabarei por dar aula em uma facul e acredite, bolsa da dinheiro sim!

po joci, nem tenho mais ido no subway ô

^^

Anônimo disse...

Ontem, os meninos vieram aqui!! Senti sua falta....volta logo!!

Dexter disse...

dammit... la vem ele com isso denovo ^^ A questão num eh com a filosofia e sim com vc ^^. seria como dar uma katana pro himura kenshin, metaforicamente falando eh claro auehauehuaheauehuahe

ps: ja vejo minha irma me chamando de nerd depois dessa

sobralzinha disse...

kkkkkkkkkkkk
nerd

Kimura Kenshin!!!
normalmente se usa a metafora dizendo q é como dar uma faca pra um maluco ou suicida, mas vc usou uma katana e um personagem ..
ai ai nerd

kkkkkkkkkkkkkk

ps: qq semelhança é mera coincidencia

Periquito8 disse...

todos que entenderam isso são nerds de certa forma.

Anônimo disse...

Faltam 7 dias....

Anônimo disse...

IIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIII